Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

15 de março de 2010

Curiosidade

Nos anos 50 e 60, a tradição das “Noivas de Santo António” era um dos acontecimentos do ano! Esta iniciativa lançada e patrocinada pelo extinto Diário Popular, possibilitava o matrimónio religioso a casais com maiores dificuldades económicas, presenteando o casal com a boda, enxoval e equipamentos domésticos.
No entanto, as noivas tinham de ser virgens! Naquela época, era exigida uma garantia de virgindade, comprovada clinicamente com um atestado médico próprio. Caso a jovem não o fosse, o casamento não se realizava.

Em 1974 esta tradição foi interrompida, sendo recuperada apenas em 1997, por iniciativa da CML. No entanto, na sociedade democrática de Abril, a prova de virgindade e a obrigatoriedade do casamento religioso caíram por terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário